Bem-vindo à Plataforma CNPDC
Rede Nacional Cultura Viva - Articulação, fortalecimento e mobilização dos Pontos de Cultura
CNPDC
A Comissão Nacional de Pontos de Cultura é um colegiado autônomo e representativo que articula e fortalece a Política Nacional de Cultura Viva.
Teias
Encontros da Rede Cultura Viva que promovem intercâmbio, formação e articulação entre Pontos de Cultura de todo o Brasil.
Clique para ver os eventos
Fórum Nacional
Instância deliberativa da rede que define diretrizes, elege representantes e constrói coletivamente o futuro da Cultura Viva.
Chamada para as Teias e Fóruns Estaduais 2025
A Rede Nacional Cultura Viva convoca todos os Pontos de Cultura, Pontões e agentes culturais para participarem da construção coletiva do V Fórum Nacional dos Pontos de Culturae da 6ª TEIA Nacional, que acontecerá de 24 a 29 de março de 2026, em Aracruz/ES.
As Teias e Fóruns Estaduais são etapas preparatórias fundamentais, onde debateremos o tema central "Pontos de Cultura pela Justiça Climática" e construiremos propostas para o Plano Nacional Cultura Viva +10.
Cada estado deve organizar sua Teia e Fórum até 15 de dezembro de 2025, elegendo até 30 delegados(as) que representarão a rede estadual no Fórum Nacional.
Eventos GT Estaduais da CNPDC
Temas:
O Futuro é Ancestral, Cultura Viva e Justiça Climática
Temas:
Meio ambiente e Justiça
Temas:
Pontos de cultura pela justiça climática
Temas:
Teia Cultura Viva Tocantins 12 a 14 de dezembro de 2025 Taquaruçu - Palmas - Palmas/ TO 6ª Teia de Pontos de Cultura Pela Justiça Climática - Os saberes e os territórios da diversidade tecendo a Cultura Viva do Tocantins - EIXO I - Gênero, Diversidade Cultural e Direitos Humanos - EIXO II - Encontro de Saberes - Cidadania Ambiental - EIXO III - Implementação, Governança e Gestão da PNCV no Tocantins - Fórum de Pontos de Cultura - Eletivo da Delegação
Temas:
Pontos de Cultura pela Justiça Climática
Participe e fortaleça a Cultura Viva no seu território!
Entre em contato com o representante do GT Estadual do seu estado e organize-se para participar das mobilizações locais. Juntos, construímos uma política cultural democrática, participativa e transformadora.
Documentos Disponíveis
MANIFESTO CULTURA VIVA - A Cidadania Climática como responsabilidade socioambiental
O Manifesto Cultura Viva reafirma que sem cultura não há democracia, defendendo a cultura como direito fundamental e prática de cidadania. Destaca o papel dos Pontos de Cultura na valorização dos territórios e no combate às desigualdades. Conecta cultura e justiça climática, propondo a Cidadania Climática como responsabilidade socioambiental. Ressalta que comunidades tradicionais e locais são protagonistas na regeneração do planeta. Aponta a 6ª TEIA Nacional, em Aracruz/ES (2026), como espaço de mobilização e fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva.
Documentos e calendário atualizado do MINC
As inscrições enviadas para o minc e documentos atualisados sobre normativas e prazos da diretoria da politica cultura viva - DNPCV podem ser acessadas nesse endereço
Perguntas Inspiradoras
Pergunta para orientação e ajuda sobre caminhos possíveis ao debate e a democratização dos temários do fórum.
Regimento V Fórum Nacional CNPDC ano 2026
Regimento publicado no dia 5 de setembro de 2025 e que atende a convocação do V Fórum realizada em Salvador em julho de 2024.
Relatórios Estaduais
Inscrições Teia 2026
Faça sua inscrição para participar da Teia 2026 no Espírito Santo.
Clique aqui para saber mais sobre o processo de inscrição
Calendário Nacional de Mobilização – Fóruns e TEIA 2026
Calendário Interativo 2025-2026
Visualize todas as datas dos Fóruns Estaduais e eventos da TEIA 2026 em um calendário completo e navegável
O calendário abrirá em uma nova aba com visualização completa
Cultura Viva pela Justiça Climática
Sem cultura não há democracia. Os Pontos de Cultura são protagonistas na regeneração dos territórios e na luta contra a crise climática. Venha construir conosco o futuro que cultivamos nos territórios!
